Como evitar pouco dinheiro em caixa - parte 1
Estar atento as oportunidades pode ser a chave para a solução de problemas

de caixa.
A correria do dia nos distrai em relação as oportunidades. Neste e nos próximos artigos vamos falar de cada uma destas oportunidades e como agir de forma rápida para aproveitá-las.
A primeira oportunidade é trabalhar com informação clara e precisa. Tenho observado nos meus 25 anos de mercado trabalhando como executivo, consultor e empresário que muitas pequenas e médias empresas apresentam problemas crônicos no momento de tomar decisões: a falta de qualidade das informações.
Fazendo um levantamento identifiquei as seguintes causas para a falta de qualidade e objetividade nas informações quando analisamos os sistemas:
Sistema de informação da empresa (ERP) deficitário ou ineficiente;
Falta de conhecimento do sistema em relação a suas funcionalidades;
Utilização parcial, priorizando principalmente dos módulos de venda e emissão de notas fiscal;
Os reflexos são claros, a empresa não consegue saber a realidade de seus custos e despesas e com isso controlar e definir ações de melhoria.
Tenho somado a isto uma outra causa, a falta de integração da informação entre a empresa e o seu escritório de contabilidade. Aqui surgem problemas relacionados a retrabalho e imprecisão de dados.
O sistema operando parcial não entrega informações completas para o gerenciamento e a contabilidade muitas vezes não recebendo todas as informações necessárias não tem como ajudar na gestão. Para completar o quadro de baixa produtividade e risco o empresário começa a fazer planilhas complementares que geralmente não atendem suas necessidades.
Temos construído as pontes certas de trabalho entre a empresa e a contabilidade através de sistemas (ERP) facilitando, agilizando e garantindo precisão na informação. Discutindo plano de contas gerencial que atenda as necessidades do gestor, consolidado processo e rotinas simples para garantir relatórios fundamentas (DRE, fluxo de caixa, relatórios de vendas...) e além disto mantendo reuniões regulares para garantir o processo de melhoria constante.
Não podemos manter nossas empresas sem informação e para isso dependemos de três importantes elementos: o contador, o sistema e a integração deste dois junto a empresa.
Sem informações precisas não temos como melhorar nosso caixa.
Entre em contato e saiba como tudo isto pode ser feito de forma simples, ágil e com eficiência em custos!